Quem sou eucomo professor e aprendiz?
Meu nome é Renildo Belarmino, sou professor de Ciências e Biologia no C.E.P.R.M., estou sempre pronto a passar ou transferir meus conhecimentos aos meus alunos e principalmente a aprender com eles ou com meus colegas de trabalho. Assumo as minhas limitações e necessidades de estudar cada vez mais. Dedico-me a buscar, recursos de aprendizagem, que cada vez mais e em ritmo de mudanças tecnológicas e científicas, invadem a cultura social. As novas tecnologias avançam a cada dia que passa, e cabe a nós como professores, de acordo com nossas possibilidades, tentar acompanhá-las, para que as nossas aulas possam estar em sintonia com os anseios de nossos alunos. Por isso, como professor, tento sempre mesclar assuntos tradicionais com o que tem de novo, tentando acompanhar a evolução, aprendendo e modificando de maneira reflexiva minha prática pedagógica e ampliando o conhecimento dos meus alunos. Os recursos tecnológicos nos aproximam dos alunos, dinamizam nossas aulas e facilitam a compreensão. Não basta estar interado apenas com a disciplina da qual trabalhamos ou temos afinidade. Cada aula para mim é um momento especial, onde preparo e vejo a melhor maneira de abordagem, contextualizando e inovando sempre. Gosto do que faço e tenho orgulho da profissão que escolhi (apesar dos pesares ao qual enfrentamos com nossa profissão tão sofrida e desvalorizada), mais tenho consciência de que devemos lutar sempre para a valorização de nossa classe, se nós como a base da sociedade onde ensinamos futuros, cientistas,médicos e tantas outras profissões que mantém a roda do desenvolvimento, não formos mais valorizados com melhores salários, nao sei o que será desta profissão, devemos refletir enquanto profissionais da educação e base da sociedade como somo tratados pelos poderes publicos e pela sociedade, sou valorizado, sou considerado pilar que ajuda a sustentá-la?.
Atividade 3 – Educação e Tecnologia Atualmente, podemos dizer que educação e tecnologia formam o par que não deve ser rompido levando-se em conta o contexto em que vivemos e ensinamos. O Dr. Ladislau Dowbor, em seus comentários a respeito das novas tecnologias, menciona que é imperativo que nós nos amoldemos a essa nova realidade, tendo acesso aos novos conhecimentos para que eles possam ser repassados aos nossos alunos e de forma coerente e sistemática. Mas o que me chamou atenção na fala dele é que “a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento”. Embora seja um trecho destacado na atividade para ser discutido, acredito que seja o ponto central sobre a temática abordada e vivenciada por nós professores pois muitas vezes somos ensinados por nossos proprios alunos. Temos que entender que não há como assimilarmos todos esse volume de informações à nós disponibilizadas. Precisamos compreender o que é necessário a cada um de nós, levando-se em conta, claro, a nossa realidade e necessidades, e a partir daí, como Ladislau comenta, organizarmos essas informações articularmos os espaços que nos possibilitem acessá-las. Ao trabalharmos em sala de aula, temos de ter a sensibilidade de discernir o que é importante ao nossos alunos naquele momento e fazer com que eles explorem as possibilidades disponíveis, afim de ampliar a sua maneira de ver determinado assunto ou conteúdo. Como muitos dizem “o outro lado da moeda”. Inclusive estaremos tornando possível que desenvolvam seu senso crítico ao que estaá sendo apresentado a eles. No entanto, o ponto em questão nesse processo, não é que informações acessaremos mas como as acessaremos. Os professores precisam se qualificar para que possam ser um auxílio para seus alunos no sentido de orientá-los no uso das novas tecnologias para que possam ser inseridos nesse mundo tecnológico que eles mesmo conhecem mais que nós professores que m,uitas vezes somos ensinados por eles será que ainda falta muito para que nós sejamos como o proprio doutor diz:"a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento", será que estamos preparados didáticamente e muitas vezes psicologicamente para poder vivenciar está mudança, olha porque não é facil está mudança de dentetores do saber para Organizadores e muitas vezes sem bem saber como fazer isto.

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