sábado, 16 de janeiro de 2010
Vagando pelo wikipédia e wikcionário
O registro da Atividade executada no projeto
Execução da atividade planejada
Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
CURSO PROINFO -TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO :
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE II - Atividade 2.5
Projeto de Aula
Quebrando barreiras: ensinando a viver
Componentes do Grupo: Aline Ferreira Santos Arruda, Cláudia Almeida Nogueira De Faria, Emilene Martins Teixeira, Geraldo Borges Netto e Renildo Belarmino Silva.
Área de conhecimento: Todas as disciplinas.
Duração: 4 aulas
Objetivos
ü Refletir sobre as atitudes dos docentes, discentes e funcionários sobre a inclusão de crianças, jovens e adultos no âmbito escolar, familiar e social.
ü Conscientizar a comunidade as pessoas e o problema para a questão do preconceito.
ü Demonstrar historias de vida que demonstram como podemos transpor barreiras e como a vida pode ser transformadas e superadas a partir de varias situações.
Conteúdo
As pessoas com deficiências tradicionalmente discriminados pela sociedade, e desmotivados pela sua própria condição existencial, cada pessoa com deficiência deve ter uma oportunidade para elevar sua auto-estima, direta ou indiretamente, além de provar para todos o seu valor como pessoa e cidadão. Todos reconhecem que à dimensão psíquica, física e social, contribui para a construção de um mundo verdadeiramente pluralista, que sabe respeitar e conviver com as diferenças, sejam elas quais forem. As pessoas com deficiências física e mental não precisam de nossa pena, ou de nossa compaixão, mas sim de estímulo, demonstração de apoio e de luta conjunta pela democratização das oportunidades de acesso para além do convívio familiar mas no todo, para que tenham uma existência cotidiana digna e feliz.
Desenvolvimento
Será realizado no laboratório de Tecnologias pesquisas sobre os tipos de deficiência para saber conhecer, filmes sobre o tema e logo após a pesquisa sobre os tipos de deficiência será propostos a todos a realização de pesquisa com a historias de superação de deficientes no esporte, na política, na mídia e em nossa cidade, será criado a partir destes relatos, e como conclusão do projeto será montado um blog para os nossos alunos que nos ensina a cada dia como é a superação diária.
Recursos Didáticos
ü Vídeos alusivos ao tema
ü Computador/impressora
ü Internet
ü Pen drive
ü Papel sulfite
Avaliação
Será realizada no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas e através da participação individual e coletiva na conclusão do projeto.
Impressões sobre a experiência de navegação
O que é hipertexto?
CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO : ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE II – INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA.
Nome do cursista: Renildo Belarmino Silva
Turma: Inaciolândia
Professor: Elizete Andrade Vilela Gomes
Atividade 2.2 - O que é Hipertexto?
Segundo o Professor Nelson Pretto "Constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação". Como isso começamos a perceber que definimos o hipertexto como um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto, onde podemos navegar através deles para ir a qualquer local da internet o hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente.
Com isso pensar em definir hipertexto é permitir acesso ao que temos armazenado, é possibilitar sua leitura a sociedade, é uma ferramenta que facilita ao ambiente recursos que trazem benefícios extraordinários a construção coletiva e compartilhada.
Pesquisando sobre o trabalho por projeto
CURSO PROINFO -TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO : ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC’S
Nome do cursista: Renildo Belarmino Silva
Turma: Inaciolândia
Professor: Elizete Andrade Vilela Gomes
Atividade 7
Pesquisando sobre o trabalho por Projeto
ü Tema: “Cuidando de nossa Saúde – DST’s, Drogas e Dengue”.
ü Conteúdos curriculares: Todas as Disciplinas do Ensino Fundamental II, Ensino Medio e Segmento EJA II e III.
ü Duração: 14 à 21 de outubro de 2009.
ü Público-alvo: Todos os alunos do C.E.P.R.M.
ü Professores Participantes: Todas os professores Representantes de turmas.
ü Disciplinas envolvidas: O projeto é voltado para a vivência dos alunos em suas realidades e nas diversas disciplinas envolvidas no colegio.
ü Tecnologias e mídias utilizadas: Biblioteca e livros com temas relacionados, revistas e jornais, cartilhas informativas, álbum seriado, data show, retro projetor, computadores e laboratório de tecnologias, notebook, máquina fotográfica digital, microscópio, DVD e Cds, aparelho de TV e material didatico confeccionados pelos professores e alunos.
ü Objetivos do projeto: O alunado será apresentado as varias faces do conhecimento apresentado a eles como as DST’s e a Dengue suas consequencias, contagio, prevenção e esclarecimentos de duvidas e na questão relacionada as drogas será apresentado os tipos, formas de drogadição, abstinência, e dependência quimica e maneiras de indentificação e prevenção as mesmas.
Resultados Obtidos
O projeto “Cuidando de Nossa Saúde – DST’s, Drogas e Dengue”, foi realizado no Colégio Estadual “Perilo Rodrigues de Moura” no periodo de 14 a 21 de outubro de 2009 onde a elaboração do projeto ficou por conta dos professores Emilene, Renildo e Sirlane com todos os alunos e professores participaram da realização do projeto com isso os professores representante das turmas escolheu um dos temas sugeridos ou os tres a didatica a ser aplicada dentro dos requisitos apresentados pelo projeto sendo sugestão dos professores elaboradores do projeto, buscando atender as necessidades e duvidas do alunado, apartir da didatica apresentada pelos professores e sugestoes dadas no projeto, observamos a participação e a sede de conhecimentos muitas vezes não apresentados pela familia com isso sendo ensinado de formas eroneas ou cheia de preconceitos de forma relacionado ao sexo, cor entre outros, sendo esta abrangencia alcançada em todos os ambitos dos temas DST’s, drogas e dengue ao ser encerrado o projeto os alunos paresentaram uma peça sobre a gravidez na adolescencia onde foi aplaudida por todas as pessoas presentes onde foi gratificante ser uma feramenta transformadora da realidade de toda o Colegio.
Vídeo: “Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia”
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
Métodos contraceptivos: conhecer para se proteger
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
| Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
| Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos aprenderão sobre os diferentes métodos contraceptivos existentes, podendo refletir sobre a importância da prevenção da gravidez e das Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade que conhecimentos prévios sejam trabalhados.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática e/ou Sala de Vídeo, pois o Recurso poderá ser salvo em DVD.
Motivação:
Sugerimos que o professor inicie as aulas apresentando aos alunos um recurso, que é um vídeo educativo (Fig. 1), com duração de 5 minutos e 54 segundos, denominado “Biologia: Ciclo Menstrual - Métodos Contraceptivos 01 (Toid)”.
Recurso:
http://www.youtube.com/watch?v=xQkq2dVcU-s&feature=related Acesso em: 12 ago. 2009.
Após a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão entre os alunos sobre este: o que entenderam se concordam ou não com o que foi falado, entre outros aspectos.
Neste momento ele deverá dividir os alunos em quatro grupos. As equipes deverão ficar em lados opostos da sala, e escolher seu porta-voz.
Como primeira atividade eles deverão pesquisar na internet sobre os métodos contraceptivos existentes, assim como, sobre a gravidez na adolescência. Sendo assim, cada grupo receberá um tema específico para a pesquisa, podendo ser:
• Os métodos contraceptivos hormonais;
• Os métodos contraceptivos cirúrgicos;
• Os métodos contraceptivos de barreira;
• Os métodos contraceptivos comportamentais;
• Os dispositivos intra-uterinos;
• O uso dos métodos contraceptivos na adolescência;
• A gravidez na adolescência.
Sugestões de sites para a pesquisa:
http://www.metodoscontraceptivos.com/
http://dramonicaxavier.vilabol.uol.com.br/anti.html
http://www.afh.bio.br/reprod/reprod8.asp
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4803&ReturnCatID=1784
http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=novidades&id=48&tipo=
http://www.brasilescola.com/biologia/gravidez-adolescencia.htm
ATIVIDADE 1
Finalizada a pesquisa o professor realizará uma dinâmica com os grupos. Ele colocará uma folha de papel pardo na lousa e solicitará que o porta-voz de cada grupo, com base na pesquisa feita, liste nesta os métodos contraceptivos conhecidos por eles. Com a finalização desta listagem o professor solicitará que os grupos agrupem cada método em suas respectivas categorias: métodos hormonais, cirúrgicos, de barreira, comportamentais, e os dispositivos intra-uterinos.
http://dobebe.com/fotosartigos/metodoscontraceptivos.jpg. Acesso em 12 Ag. 2009.
ATIVIDADE 2Em seguida, baseado na pesquisa realizada por cada grupo, eles deverão fazer um cartaz sobre os aspectos pesquisados, tendo o intuito de socializar as informações obtidas. Para isso receberão cartolinas, tesoura, revistas, jornais, cola, entre outros.
O professor atuará como auxiliador, a fim de contribuir para sanar possíveis dúvida s e idéias inadequadas que os alunos possam apresentar sobre os métodos contraceptivos e gravidez na adolescência (Fig. 3).
http://affpkp.files.wordpress.com/2008/10/11_mvg_adolescentes_gravida2.jpg. Acesso em 12 Ag. 2009.
ATIVIDADE 3
Concluída esta elaboração, eles deverão fixar seus cartazes na lousa, sendo que o porta-voz explicará o processo de montagem deste.
Finalizada as apresentações o professor deverá fazer a síntese dos tópicos apresentados, ressaltando a importância do uso sistemático e contínuo dos métodos contraceptivos
ATIVIDADE 4
Neste momento, o representante de cada equipe deverá ir ao centro da sala e pegar em cima de uma mesa uma frase relacionada a concepção e contracepção para desenvolver uma dinâmica. Estas frases podem ser:
* A relação sexual em pé não engravida;
* Para a escolha mais adequada e segura do método contraceptivo é importante procurar um ginecologista;
* A relação sexual durante a menstruação evita a gravidez;
* Na primeira relação sexual a mulher não engravida;
* A tabelinha é um eficaz método contraceptivo;
* Para não engravidar a mulher deve fazer uso de algum método contraceptivo;
* A mulher é responsável pelo uso dos métodos contraceptivos;
* O coito interrompido é uma forma comum, mas não segura de evitar a gravidez;
* A pílula do dia seguinte deve ser evitada devido a seus efeitos no organismo;
* As pílulas anticoncepcionais são eficazes contra a gravidez e auxiliam na prevenção das DSTs;
* O uso associado das pílulas anticoncepcionais e do preservativo é efetivo na prevenção da gravidez e das DSTs;
* A camisinha é o método mais efetivo para prevenção das DSTs.
Cada representante deverá ficar junto do seu grupo e ler a frase em voz alta. Os membros da equipe podem dialogar entre si, durante 1 minuto, se a frase é correta ou não. Enquanto isso, a outra equipe deve esboçar uma resposta, pois caso o outro grupo não saiba poderá responder por eles. Após a resposta de um grupo o outro já deve pegar outra frase para ler. Finalizado este debate, o representante deverá dizer a conclusão do grupo em voz alta. A atividade continua até que todas as frases tenham sido discutidas.
O professor atuará como auxiliador, podendo fornecer informações adicionais, caso for necessário.
http://www.coisasdemenina.com/vantagens-e-desvantagens-dos-metodos-anticoncepcionais.html. Acesso em 12 Ag. 2009
ATIVIDADE 5
Após, sugerimos que cada grupo formule frases sobre os métodos contraceptivos existentes a serem respondidas por outro grupo (Fig. 5). Caso algum grupo encontre dificuldades para respondê-las, ou não saiba a resposta, o professor atuará como auxiliador.
Disponível em: http://www.portalbabynet.com/portal/images/materias/met-anticoncep.jpg. Acesso em: 30 Jul. 2009.
Finalizando estas aulas, sugerimos que cada equipe faça, sob supervisão do professor, um texto informativo sobre métodos contraceptivos para serem distribuídos aos alunos da escola.
SUGESTÕES:< /strong>
1) Cada grupo poderá montar encenações teatrais, com ajuda dos professores de Língua Portuguesa e de Artes, sobre o uso adequado e inadequado dos métodos contraceptivos, e as conseqüências disso. Eles deverão abranger os diferentes métodos existentes. Sugerimos que os grupos apresentem suas peças para todos os alunos da escola.
2) Sugerimos que cada grupo fique responsável por fazer entrevistas com adolescentes e jovens a fim de verificar: os conhecimentos dos métodos contraceptivos existentes; os receios no uso; a negociação com o parceiro; como e quando deve ser usado; qual o mais eficaz; o porquê da escolha, entre outros. Feitas as entrevistas os gru pos deverão expor para a sala os aspectos veri ficados, sendo que o professor buscará articular estes aspectos, enfatizando a importância da prevenção da gravidez e das Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Avaliação
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sobretudo durante a execução das atividades solicitadas, podendo o professor aproveitar desta para analisar o envolvimento dos alunos, a escrita e a criatividade.
A seguinte aula relaciona a sexualidade, biologia, ciências, orientação sexual, Lingua Portuguesa, Sociologia, Psicologia, ela aborda com relação a forma correta da utilização e de que forma ocorre a evolução da puberdade e de que forma trabalhar as consequencias que pode ocorrer ao meu modo de ver esta aula é muito bo pois envolve a informatica, internet, vide aula e outras TICs importantes para a aprendizagem dos alunos, pois abre um leque para abertura dos assuntos relacionados a forma de aprendizgem relacionadas.
Minha Escola/uso das TIC's
Diário de bordo/ Renildo
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Quem sou eucomo professor e aprendiz?
Meu nome é Renildo Belarmino, sou professor de Ciências e Biologia no C.E.P.R.M., estou sempre pronto a passar ou transferir meus conhecimentos aos meus alunos e principalmente a aprender com eles ou com meus colegas de trabalho. Assumo as minhas limitações e necessidades de estudar cada vez mais. Dedico-me a buscar, recursos de aprendizagem, que cada vez mais e em ritmo de mudanças tecnológicas e científicas, invadem a cultura social. As novas tecnologias avançam a cada dia que passa, e cabe a nós como professores, de acordo com nossas possibilidades, tentar acompanhá-las, para que as nossas aulas possam estar em sintonia com os anseios de nossos alunos. Por isso, como professor, tento sempre mesclar assuntos tradicionais com o que tem de novo, tentando acompanhar a evolução, aprendendo e modificando de maneira reflexiva minha prática pedagógica e ampliando o conhecimento dos meus alunos. Os recursos tecnológicos nos aproximam dos alunos, dinamizam nossas aulas e facilitam a compreensão. Não basta estar interado apenas com a disciplina da qual trabalhamos ou temos afinidade. Cada aula para mim é um momento especial, onde preparo e vejo a melhor maneira de abordagem, contextualizando e inovando sempre. Gosto do que faço e tenho orgulho da profissão que escolhi (apesar dos pesares ao qual enfrentamos com nossa profissão tão sofrida e desvalorizada), mais tenho consciência de que devemos lutar sempre para a valorização de nossa classe, se nós como a base da sociedade onde ensinamos futuros, cientistas,médicos e tantas outras profissões que mantém a roda do desenvolvimento, não formos mais valorizados com melhores salários, nao sei o que será desta profissão, devemos refletir enquanto profissionais da educação e base da sociedade como somo tratados pelos poderes publicos e pela sociedade, sou valorizado, sou considerado pilar que ajuda a sustentá-la?.
Atividade 3 – Educação e Tecnologia Atualmente, podemos dizer que educação e tecnologia formam o par que não deve ser rompido levando-se em conta o contexto em que vivemos e ensinamos. O Dr. Ladislau Dowbor, em seus comentários a respeito das novas tecnologias, menciona que é imperativo que nós nos amoldemos a essa nova realidade, tendo acesso aos novos conhecimentos para que eles possam ser repassados aos nossos alunos e de forma coerente e sistemática. Mas o que me chamou atenção na fala dele é que “a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento”. Embora seja um trecho destacado na atividade para ser discutido, acredito que seja o ponto central sobre a temática abordada e vivenciada por nós professores pois muitas vezes somos ensinados por nossos proprios alunos. Temos que entender que não há como assimilarmos todos esse volume de informações à nós disponibilizadas. Precisamos compreender o que é necessário a cada um de nós, levando-se em conta, claro, a nossa realidade e necessidades, e a partir daí, como Ladislau comenta, organizarmos essas informações articularmos os espaços que nos possibilitem acessá-las. Ao trabalharmos em sala de aula, temos de ter a sensibilidade de discernir o que é importante ao nossos alunos naquele momento e fazer com que eles explorem as possibilidades disponíveis, afim de ampliar a sua maneira de ver determinado assunto ou conteúdo. Como muitos dizem “o outro lado da moeda”. Inclusive estaremos tornando possível que desenvolvam seu senso crítico ao que estaá sendo apresentado a eles. No entanto, o ponto em questão nesse processo, não é que informações acessaremos mas como as acessaremos. Os professores precisam se qualificar para que possam ser um auxílio para seus alunos no sentido de orientá-los no uso das novas tecnologias para que possam ser inseridos nesse mundo tecnológico que eles mesmo conhecem mais que nós professores que m,uitas vezes somos ensinados por eles será que ainda falta muito para que nós sejamos como o proprio doutor diz:"a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento", será que estamos preparados didáticamente e muitas vezes psicologicamente para poder vivenciar está mudança, olha porque não é facil está mudança de dentetores do saber para Organizadores e muitas vezes sem bem saber como fazer isto.
Portfólio do curso do Eproinfo: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC's do cursista: Renildo Belarmino Silva
"Qual seu limite? Quais os obstáculos que se apresentam em seu caminho? Você é que faz seu destino, você que estipula seus limites, os obstáculos, esses existem, mas nunca são intransponíveis, tudo depende de sua motivação pessoal, de seu otimismo em relação a vida." (Luis Alves é coach e palestrante)



